Sunday, April 08, 2018

Canto Nômade para um Prisioneiro Político


Música tem seu aspecto de religião, religião no sentido bonito: revelação, transcendência, amparo. Já fui salvo uma e outra vez, me lembro em especial de uma manhã de um 1o de janeiro em que me sentei no chão, encostei-me num poste e fiquei olhando o mar ali onde a Praia de Icaraí se encontra com a das Flechas. Eu estava muito confuso e triste. Olhando o mar e ouvindo o Still Life, do Van der Graaf Generator, devo ter ouvido "Pilgrims" dez vezes. Quando me levantei, olhos molhados de sal lágrimas mar e peregrinos, já era outro. Morri ali e levantei e toquei a vida pra frente, mesmo porque era só um primeiro de janeiro.

Não será coincidência que uma das músicas mais maravilhosas do progressivo italiano se chame "Canto Nomade per un Prigionero Politico", do Banco. Não será coincidência que ela comece, na voz eterna de Francesco, descrevendo um outono: "In questi giorni è certo autunno giù da noi.

E termine: 

Non sprecate per me una messa da requiem,
io sono nato libero.


Aqui um pequeno clip feito pelo fã-clube do Banco apenas para a música (editada) em questão. Um pouco piegas (bem, também o fui nesta postagem), mas vale.



 

No comments: