Saturday, March 10, 2018

Village Music of Yugoslavia


A Nonesuch, gravadora maravilhosa que tem em seu catálogo artistas como o Quarteto Kronos, lançou em 1995 um Village Music of Yugoslavia, em realidade gravações de 1968 de danças e canções da Croácia, Macedônia e Bósina e Herzegovina.

Sabemos todos que quando o disco foi lançado aquele país de nações eslavas encontrava-se em estilhaços. Há mesmo no encarte um pequeno e emocionante texto de Martin Koening, o sujeito que fizera as gravações há quase trinta anos, lamentando o fim de todo um mundo musical. Não acho que tenha sido ruim que Croácia, Sérvia, Montenegro etc. tenham querido existir enquanto nações independentes. Sei que foi de fato terrível a maneira como isso se deu.

Meu CD estava perdido. Perdido em casa. Reencontrá-lo e poder reouvir uma canção em especial -- a croata "Sinoć mi je lane moje dolazio Mile", que se me colara à alma -- foi um dos pontos altos da semana.

Ontem à noite, meu cervo Mile veio
me trouxe, meu cervo, três lindas caixinhas
Na primeira, meu cervo, tem chocolate doce
Na segunda, meu cervo, creme para o rosto
Na terceira, meu cervo, três beijinhos


No comments: