Wednesday, December 06, 2017

Wonderland, Michael Nyman



Quando comprei o CD de Wonderland (Michael Winterbottom, 1999) eu já inaugurara, com Gattaca, a prática de ouvir as trilhas antes de ver os filmes. As trilhas me levaram aos filmes e não o contrário, mais comum.

Quando tentei ver o filme, há coisa de quinze anos, não passei dos primeiros vinte minutos. Outra noite sentamos com um Chardonnay geladinho e assistimos mesmerizados de cabo a rabo, só parando para encher as taças.

Aqui uma Londres que não se vê nos filminhos da Julia Roberts ou da Gwyneth Paltrow. Filmado como que em filtros Lo-Fi e Sutro do instagram, só não nos perturbou demais porque estamos já um pouco vacinados, com Leigh e Loach.

Há uma cena de 9 Canções (2004), em que o casal resolve parar de fazer amor para assistir ao concerto de 70 anos de Michael Nyman. (Eu diria que não pararam de fazer amor.) Cena que revela a importância que Winterbottom confere à música e o quão prolífica foi a colaboração entre os dois. Basta dizer que a filha mesma de Nyman (Molly!) compôs a trilha para um outro trabalho do diretor, The Road to Guantanamo.

Molly, Eddie, Nadia, Dan, Debbie, Bill, Eileen, Jack, Darren, Frank. Qual a mais bonita? Diga sem se envolver com o personagem. É difícil. Mas acho que Debbie. Ou Darren.

Camila ouviu aqui "Onward", do Yes. Há quem ouça "We are the champions". Uma música belíssima, a ponto de acharmos que o filme poderia tê-la usado mais.




No comments: