Friday, December 15, 2017

Dicionário Amoroso do Dante : Quinto Verbete : Os Outros

Com 7 anos


Li ontem o depoimento de mãe e seu filho autista de dois anos no dentista. O menino ""não cooperou"", parece que a mãe ""tampouco"", pelo que esta, então, teve que ouvir impropérios em alto e bom som da Sra. Doutora Dentista, que bradava que ela era uma péssima mãe.

Não bastasse o cotidiano com os autistas e com nós mesmo, os outros. 

Em outro lindo e já clássico livro sobre autismo, que resenhei aqui, Luiz Fernando Vianna coloca ser "desgastante sair com seu filho para um passeio e se sentir alvo de olhares, nem todos generosos". 

A conclusão parece vir com "A maturidade só vai chegar quando, nessas horas, eu seguir em frente e ignorar a má vontade alheia. Que se danem." É meta a ser almejada, nada fácil A palavra em inglês self-conscious explica bem.

Também eu já recebi olhares muy reprovadores, em ocasiões dolorosas (ver aqui). Também eu já fui considerado péssimo pai por motoristas de táxi, psicólogos, vizinhos, colegas de trabalho, desconhecidos. Já ouvi a mãe do Dante dizer à babá "Obrigado por tomar conta do meu filho", como se fosse ela a babá quem tomasse conta.

O sarcástico é que muitos que criticam, bem, se afastam.

É isso. A maturidade parece chegar se sigo em frente, ignoro a má vontade.

Este é um pequeno dicionário amoroso. Faltou amor a esta postagem? Claro que não, amor também se faz disso. Aliás, claro que nem todos outros são assim.

Amar solenemente as palmas do deserto,
O que é entrega ou adoração expectante,
E amar o inóspito, o áspero,
Um vaso sem flor, um chão de ferro,
E o peito inerte, e a rua vista em sonho,
E uma ave de rapina.
Este o nosso destino: Amor sem conta,
Distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
Doação ilimitada a uma completa ingratidão,
E na concha vazia do amor à procura medrosa,
Paciente, de mais e mais amor.
Amar a nossa falta mesma de amor,
E na secura nossa, amar a água implícita,
E o beijo tácito, e a sede infinita. 


< carlos >


Canção sugerida :: 'Pictures of me', Elliott Smith


3 comments:

Susana Rodrigues said...

Não faltou amor a esta postagem e não falta amor em nenhuma postagem sobre o Dante.
Muitos parabéns pelo nono aniversário do seu filho, Evandro.


Grazi Albuquerque said...

Faltou amor? Noooossa, sobrou amor!

Eliane said...

Sempre haverá amor se o soubermos procurar!
Os outros não me interessam então pouco se me dá seus olhares.
Guardei o autismo de meu filhote numa pastinha junto com seu laudos e avaliações e
seguimos a vida do jeito que dá.
Já fui classifica de péssima mãe mas a unica avaliação que me importa foi ouvir meu filho dizer "ei sai dai a mamãe é minha!!!!!!" acompanhado de um beijo melado e um sorriso lindo.
No meu dicionario: Os outros: aqueles que só devem ser ouvidos se te trouxerem algo que te acrescente.
Um beijo da Eliane e do Léo Joaquim.