Monday, September 18, 2017

FOCUS 4EVER



Se as minhas contas estão certas, foi este o quinto show do Focus a que assisti, todos no Brasil, o que faz da banda a minha mais vista ever. Duas vezes no Canecão: a primeira como parte do saudoso RARF (Rio Art Rock Festival), produzido pelo Nahoum, em 2002, e logo três meses depois em um inesperado retorno.  Uma jam session inesquecível no Bar Orquídea, em Niterói, a que fui levado por amigos num domingo à noite sem saber que a banda tocaria. O cachê de Thijs & Companhia resumiu-se a chopes e pastéis, e que pastéis. Em 2012 tocaram no Rival e agora no Teatro Municipal de Niterói. Já ouvi dizer que Thijs considerou este mais recente como a melhor apresentação no país. Não sei se concordo, pois assistir ao Canecão lotado cantando "Hocus Pocus" em uníssono é das lembranças mais ternas e empolgantes que guardo.

Mas este mais recente (não digo último, por superstição e por acreditar que haverá um sexto e um sétimo) foi novamente maravilhoso. O som do teatro estava perfeito, muito apropriado para uma banda nos cascos. A musicalidade do Thjs é de fato qualquer coisa.

O velho Hammond é agora um Hammond moderninho. Os timbres são idênticos. O guitarrista Menno Gootjes nos faz ver que também a guitarra tem muito destaque na sonoridade da banda, geralmente lembrada mais pela flauta, pelo já citado Hammond e pela voz sui generis. O baterista Pierre van der Linden está de volta.

Pampi ao meu lado esquerdo pedia que eles tocassem "Janis", mas eles não tocaram. Eu pedia que tocassem "Love remembered" (nunca tocam) e "La Cathedrale de Strasbourg" (me atenderam em 2002, depois que muito gritei), Giana ao meu lado direito se derretia pelo Gootjes.

No final todo mundo realizado.

"Sylvia" será sempre uma das músicas mais alto-astral de que se tem registro na história da música ocidental.

PS: Pouco antes de o show começar fico sabendo que em novembro Locanda della Fate também tocará em Niterói. *sigh





No comments: