Saturday, August 12, 2017

Nick Drake 4Ever



Se uma das minhas missões no planeta (que piegas isso) é divulgar Nick Drake, ontem estive em noite particularmente missionária, enviando por inbox algumas de suas canções para pessoas queridas, em quem sinto, por óbvio, que pode haver alguma ressonância.

Costumo dizer que Bryter Layter é um trabalho equivocado, coisa séria, pois isto seria 1/3 de sua obra. O que aconteceu foi uma produção que tentou vestir-lhe roupagem mais comercial. Nada de corinhos fáceis, mas um mood jazzístico e uns arranjos pesados que simplesmente nada tinham a ver com aquele menino triste de Burma. Se era para vender mais, não adiantou nada. Reconhecimento ele só teria quando "Pink Moon" foi usada num comercial da Volkswagen, anos depois de sua morte. E isso tudo, o sucesso póstumo, ele já previra, na assombrosa "Fruit Tree".

Mas voltando a Bryter Layter, bem, qualquer disco que tenha "One of these things first" e "Northern Sky" já será, em que pesem os equívocos da produção, uma daquelas joias que se coloca numa cápsula do tempo ou que se envia numa sonda para dialogar com as luas de Marte.

Eu ouço "Northern Sky" quinhentas vezes, tentando entender a voz de Nick.





No comments: