Monday, August 14, 2017

Crônicas Siamesas V : Entre as Kayan



Não sem hesitação fomos visitar as Kayan, a quem tolamente se referem como mulheres-girafas ou long-neck, termos pejorativos e por óbvio não endossados pelas próprias. Kayan é o que são, um subgrupo dos Karen (ou Karenis) vermelhos. Originárias de Mianmar, vivem no norte da Tailândia com o status de refugiadas. O que não queríamos era cair num zoológico humano, com turistas predadores avidamente enfiando suas câmeras goela abaixo dos colares dourados. E, de fato, há "zoológicos" assim, em que, num mesmo local, pode-se conhecer cinco grupos étnicos diferentes. Exatamente o que não queríamos. A visita que fizemos, não sem hesitação, esteve dentro dos princípios da ética e razoabilidade. Foi, mais ou menos, como visitar, aqui no Brasil, uma comunidade indígena ou quilombola. As mulheres estão ali com suas crianças vendendo seus artesanatos (praticamente o mesmo em todas as tendas, algo que percebi também no recente encontro de comunidades indígenas no Parque Lage). Vimos apenas um homem, que tocava uma espécie de rabeca. Só fizemos fotos com aquelas com quem interagimos minimamente e de quem compramos artesanato. Apesar de rápida, a experiência foi maravilhosa e já planejamos novos encontros.

Não sem hesitação, eu sonhava com uma foto da Camila rindo com uma Kayan, cheguei a sonhar com esta foto, em pb, na nossa sala. E logo na primeira tenda em quem paramos, Camila foi de tal modo conquistada pela Kayan e a conquistou de tal modo, que aconteceu.

Foi aquilo que Saramago tão lindamente descreveu no Memorial:

'Mal se conhecem e têm tanto para dizer, é a grande, interminável conversa das mulheres, parece coisa nenhuma, isto pensam os homens, nem eles imaginam que esta conversa é que segura o mundo na sua órbita, não fosse falarem as mulheres umas com as outras. Já os homens teriam perdido o sentido da casa e do planeta'.






















1 comment:

luciana said...

Fotos belíssimas! Cores megabrilhantes!!!