Sunday, August 06, 2017

Crônicas Siamesas II ::: A Cena Artesanal Tailandesa



Fui assinante da Beer Connoisseur por um ou dois anos e não me esqueço de que o primeiro exemplar, para além de chegar com uma camisa de brinde, tratava da cena artesanal tailandesa. Na hora não dei muita trela, achando, eu e a torcida do Bonsucesso, que se tratava unicamente de um exotismo.

Não sabia que quase dez anos depois eu pisaria no antigo Reino de Sião. Só para comprovar, dentre outras muitíssimas coisas, que a cena cervejeira artesanal na Tailândia segue o padrão do resto do mundo, isto é, vai muito bem.

Se na superfície, aqui também seguindo resto do planeta, temos as onipresentes pilsens das grandes cervejarias, aqui principalmente a Chang, a Singha e a Leo (todas honestas, em muito superiores às da Ambev), há um vibrante movimento das micros visando a fugir da mesmice. Se pensarmos na rica e maravilhosa culinária do país, vemos que é hora mesmo de inventar ales capazes de harmonizar com a explosão de sabores e aromas dos temperos e especiarias. Afinal, o que melhor para acompanhar o seu pad thai puxado na galanga, no curry e no anis?!

Notas de degustação: a cena existe, sim, e foi maravilhoso visitar pubs especializados nas artesanais. No entanto, verdade seja, nenhuma bateu-me como verdadeiramente excepcional. A que mais chegou perto disso foi a IPA da Wizard, da qual, inclusive, trouxe copo para a coleção. Tesouro.

Pilsen honesta com o pad thai

Pilsen correta com o camarão envolto em noodles

Pilsen precisa na Khao San Load



Maga



Cigana no mercado de rua

Pub em Bangkok

Japas

Famosa de manga na Peeps
Em Chiang Mai

Reparem que falta carbonatação

Pub em Chiang Mai

O aviso diz: CHANG SINGHA LEO FREE ZONE!

Experimentei uma cambojana também



No comments: