Sunday, August 27, 2017

Ai de ti, Copacabana (Ou Copacabana disparu)



Eu tinha uma pinimba danada com Copacabana, onde estudei e onde trabalhei por quase dez anos. Foi preciso todo um trabalho de arqueologia do olhar para que eu enxergasse onde antes  só via o bairro degredado de Rubem Braga, onde polvos habitavam os porões e as negras jamantas as lojas de decorações; e os meros se entocavam em galerias, desde Menescal até Alaska. 

Ainda assim, até recentemente o bairro possuía dois exemplares de Nilton Bravo, no Belmonte e no Beco da Fome. Ambos removidos. O que atualiza as palavras impacientes (para dizer o mínimo) do cronista ::


Antes de te perder eu agravarei tua demência — ai de ti, Copacabana! Os gentios de teus morros descerão uivando sobre ti, e os canhões de teu próprio Forte se voltarão contra teu corpo, e troarão; mas a água salgada levará milênios para lavar os teus pecados de um só verão.















.

3 comments:

Susana Rodrigues said...

Claro que eu posso pesquisar no Google, mas prefiro perguntar-lhe, Evandro: o que quer dizer "pinimba"?

Que é uma palavra linda, é.

:-)

Evandro said...

Oi, Susana! 'Pinimba' é implicância. Bom vc gostou da palavra =)

Ivo Korytowski said...

Meu bairro desde 1998. Adorei!!!