Friday, July 21, 2017

O Livro dos Pratos da Boa Lembrança : Coleção que Fassina



Natural que um livro desses já tenha seus efeitos encantatórios. É um livro, algo que já amo, sobre algo que amo. Coisa como livro sobre azulejos, rock progressivo, Vasco. E o livro, quase que não podia deixar de ser, é belíssimo. Tomei conhecimento dele no Dia dos Namorados, quando fomos, Pampi e eu, conhecer aquela tapioca roxa do Navegador. Expunham-no à entrada. Fiquei coçando. Voltei, pesquisei, comprei. Trata-se da maior coleção de pratos da boa lembrança de que se tem notícia, a coleção de Anesio Fassina. O livro, generoso, nos fala da coleção, do colecionador, e depois traz muitos dos pratos, com fotos e receitas e informações. Para ler na mesa. No final, fotos de todos os pratos.

Tenho um pensamento diferente do Anesio em relação à coleção. Respeito grande a coleção dele, claro, ou nem faria esta postagem, mas para mim, para a minha modestíssima coleção, quero apenas pratos dos restaurantes em que fui, cujos pratos comi. E que sejam de lembrança boa! Tanto que os da minha pregressa vida, eu imerso em um relacionamento abusivo, estão aqui empacotados. À venda. Precinho de banana.






No comments: