Thursday, June 29, 2017

Rimar Bonfim com Miguilim



Não sei se sabem, mas Bandeira, gozando de prestígio de poeta bem instalado na cidade das letras (Elizabeth Bishop tirava sarro disso) achava porque achava que o Rosa tinha que ser seu colega na ABL. Rosa não queria saber do chá das cinco e quando enfim cedeu, deu no que deu (aqui).

Mas nessas idas e vindas teve o cortejo poético do Manuel. Em 58 escreveu esta nonada:

Miguilim pediria a Rosa:

-- “Rosa, não seja ruim.
Faça a vontade do bardo,
Ainda que bardo chinfrim!”


E Manuel continuaria:

E eu secundo:  Mano Rosa,
Rosa, rosai, rosae, rosæ,
Vou aos meus dias pôr um fim.
Antes, porém, me prometa,
Pelo senhor do Bonfim,
Que à minha futura vaga
Você se apresenta, sim?
Muito saudar a Riobaldo,
Igualmente a Diadorim!

<><><><><><<<<<<>>>>

Lembrei-me disso ao escrever a postagem do Senhor do Bonfim goiano (aqui). Não é todo dia se rima Bonfim com Miguilim. E ainda Diadorim e Riobaldo.

No comments: