Wednesday, June 21, 2017

Nos 70 Anos de Egberto III ::: Lakshminarayana Shankar



Meu lado preferido do Circense sempre foi o A, de modo que não causa espécie que minhas duas músicas diletas sejam "Cego Aderaldo" e "Mágico". ("Palhaço" não entra na disputa, para justiça de todas as demais músicas do mundo.)

Há um violino mágico na fantasmagórica "Cego Aderaldo", o que muito contribui para sua tensão. Este violino, toca-o Lakshminarayana Shankar, músico indiano de raízes cingalesas de família profundamente musical, mas a que não pertence o Ravi.

Lakshminarayana Shankar é daquelas figurinhas fáceis quando o papo é "east meets west" blablablá. Já tocou com Phil Collins, Peter Gabriel, Elton John, Eric Clapton, Sting, Bruce Springsteen, Yoko Ono, Lou Reed, U2, a lista é comprida.

Mas isso tudo veio depois. Porque o Circense é de 1980, apenas um ano depois do primeiro álbum solo de Lakshminarayana, Touch me there, com produção do Frank Zappa. Mas então como o Egberto já o conhecia, a ponto de convidá-lo para a participação em uma faixa de seu disco? Será que ele estava, er..., sendo precursor? Parece que sim.

Então no próximo post eu conto uma novidade.



No comments: