Thursday, February 09, 2017

Crônicas Sul-Africanas VI :: Cervejas

Woodstock


Se a primeira bebida que vem à mente ao se ouvir "África do Sul" é vinho, está certo, está tudo muito certo, como diria o Bandeira, afinal, dentre outras muitíssimas coisas, é lá que a Pinotage e a Petite Sirah (esta mocinha rara) dão resultados maravilhosos e é lá que...aqueles passeios pelas vinícolas... God.

Mas o que dizer de um país que tem um aeroporto internacional (Joanesburgo) com um brewpub? Ou seja, ali mesmo estão brassando! Portanto, incluamos cerveja na bebida a ser lembrada quando South Africa.... South Africa for ouvido.

O que tem de cerveja artesanal por lá, e agora falo apenas da Cidade do Cabo, nossa, que paradisíaco. Essa história de cada cidade (às vezes distrito, vila, povoado) ter a sua própria cerveja (às vezes mais que uma), história antes circunscrita à Alemanha, parece que vai mesmo ganhando o mundo. Estávamos em albergue em Cape Agulhas, cidadinha praiana, aquela pontinha da África, para passar a noite e depois de pedir uma pilsen mainstream (nada mal) e, por engano, uma com limão (horrível), perguntaram-me ora why don't you try our local craft beer? E estava lá a artesanal da praia, garrafa envolta em papel, ótima.

Por aí se vê.

Micros na Cidade do Cabo em profusão, qualquer restaurante mediano terá ao menos uma. Em Woodstock (aqui), primeiro subúrbio, há sete cervejarias artesanais. Tá bom pra você?

PS: E Olha que nem falei da Windhoek, cerveja da vizinha Namíbia, o país mais seco do mundo, e que a gente encontra mole. Nem falei da umqombothi, que esses merecem postagem em separado.


Airport





Beerhouse



Birkenhead









Devil's Peak






Artesanais também no Waterfront

Windhoek no Marco's
Clarke's, livraria amada

No comments: