Wednesday, November 23, 2016

Santa Teresinha do Túnel :: O Mosaico de Carlos Oswald



A Igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus de Lisieux, também conhecida mais prosaicamente por Santa Terezinha do Túnel, localizada em Botafogo, mais precisamente entre o Rio Sul e o Túnel Novo, possui, em um exame apressado, localização privilegiada, entre dois tradicionais bairros da Zona Sul carioca. Mas por estar precisamente entre shopping e túnel, em uma via expressa, acaba passando meio que despercebida. É o que hoje me parece, embora, confesso, eu a tenha notado criança ainda, quando me quedava intrigado com o latim de sua fachada, onde lê-se BEATE, algo muito próximo do nome da banda que eu amava e que era coisa só minha.

Se ela é, de fato, pouco conhecida, é pena. Além de ser contundente exemplar do art déco entre nós, possui em sua abside um dos mosaicos mais lindos, dir-se-ia mesmo emocionante, de nossa cidade, obra de Carlos Oswald.

Para os admiradores do artista, a visita é obrigatória. Para além da grandiosa obra musiva, há também uma pintura de sua autoria. (E também os vitrais?)









No comments: