Sunday, November 13, 2016

Nossa Senhora da Internet ( e outras que tais )

Valença


Na catedral infinita de Toledo descobri, no coro, uma Nossa Senhora linda, sorrindo feliz com o seu bebê. Ambos se amam e por isso se acarinham e sorriem.

É o que chamam de La Virgen Blanca, imagem de alabastro do século XIV. Nem todas as invocações da mãe do menino são assim tão felizes, isso já sei de tanto folhear o 112 Invocações da Virgem Maria no Brasil, de Nilza Megale. É um sorriso enigmático como o da Gioconda, pero mucho más feliz.

Mas não é que, na matriz de Valença, descobri uma Nossa senhora da Glória que, se não tem o sorriso da Blanca, parece dançar como Shiva? Amei. Nem a Nossa Senhora dos Prazeres, de Maceió, tem essa alegria. 

E o notável é que sua representação difere de muitas da Glória por aí, incluindo o que creio ser duas de nossas principais: a do Outeiro da Glória e a do Largo do Machado.

E no quilombo, ainda em Valença, descubro ainda que têm eles os quilombolas uma... Nossa Senhora da Internet. Curti, amei duas vezes. Afinal, quem nunca quis uma Nossa Senhora para invocar assim? 

Toledo



Quilombo



No comments: