Tuesday, October 25, 2016

Rosa e o Spoiler em Grande Sertão



Há uma onda agora, parece-me, acerca de spoilers, "não fala que é spoiler", coisas assim. Acho tudo uma bobagem, nem tanto por mau-humor mas por simplesmente valorizar narrativas que não soem colocar no enredo sua importância principal. De modo que podem vir os spoilers que não vão estragar.

Outro dia Keila, irmã da Camila e segundanista de Letras na USP, reclamava no facebook de spoiler durante aula sobre o Grande Sertão. Admitia, no entanto, que a culpa era sua por não estar com a leitura em dia. Bem.

Mas o engraçado é.. não é que o Guima, sempre tão cioso de sua obra, não escrevera ele próprio um reclame para a José Olympio advertindo leitores dos spoilers no GS:V??

O texto todo, tão ele.




Mais Grande Sertão no blog: aqui e aqui.

1 comment:

Ivo Korytowski said...

Meu pai tinha essa mania de contar o fim das histórias (o termo spoiler ainda não tinha sido criado). Aí eu e meus irmãos protestávamos: Não conta, não conta, a gente ainda não leu (ou ainda não viu, quando era um filme)... Ele retrucava: Mas este é um clássico, tudo mundo já conhece... E contra-atacávamos: Mas NÓS não conhecemos... E tapávamos os ouvidos! Grande Sertão ainda não ousei ler. O parágrafo de abertura desanima.