Wednesday, September 21, 2016

Ommadawn para dois Pianos



Não sem temor e desconfiança, em iguais dosagens, acerquei-me da versão para dois pianos de Ommadawn, obra-prima que Mike Oldfield, então com 22 anos, lançou em 1975 (lembrei dos 40 anos aqui). Não foi preciso um minuto de audição para que eu sequer lembrasse que um dia experienciei na vida sentimentos como desconfiança e temor.

A versão funciona muito bem. O temor de que descambasse para uma EZ listening de consultório de dentista não se confirma. E o arranjo mais do que se sustenta por si mesmo, a ponto de a peça poder passar como original, se é que me expresso bem. E vou além: a ponto de a peça lembrar-me, em caráter geral, "Lir", do Wim Mertens.

Todo o lado A aqui, incluindo a percussão africana e aqueles vocais magnéticos.

Não sei se chegaram a tentar o lado B. Aquele início, para mim o auge, seria difícil, mas nunca se sabe.

A versão do youtube, algo misteriosa, credita o feito a Carsten Gerlitz. Terá ele tocado os dois pianos?


No comments: