Monday, June 27, 2016

Dois Painéis de Manoel Igrejas no Riachuelo



Vi no instagram do meu amigo, também fotógrafo de miudezas, Henrique Kurtz painel azulejar do Manoel Félix Igrejas na Igreja de São João Bosco no bairro do Riachuelo. O google diz que é Engenho Novo, os taxistas ignoram solenemente a Rua Luís Zancheta e por lá dirão que estamos no Jacaré. Isso é o de menos. O painel está lá: pintado em 1989, são 120 peças de tons sóbrios, porventura para compor com o santo salesiano. É painel externo, da rua se admira.

Mas quem se decide por vingar a pequena ladeira que dá na igreja ganha um doce, no caso um outro painel do Manoel com 184 peças, três anos mais moço que o externo, bastante retangular, em que a presença de Nossa Senhora, do Menino e de meninos asados torna tudo mais colorido e alegre, despudoradamente naïf, tão Igrejas.

E ao pé dali, a surpresa do pequeno fortim (ver aqui), quando aí já é o caso de agarrar-se ao flamboyant para não alçar voo. Como os gurizinhos alados.







1 comment:

Ivo Korytowski said...

Passei por aí em busca do fortim, mas não sei por que não entrei na igreja, talvez estivesse fechada, talvez na empolgação de ter descoberto o fortim a negligenciei... Bonitos painéis.