Monday, February 22, 2016

Os Azulejos da Gruta de Capri



Aquela história de sempre: nos quase vinte anos em que morei em Niterói frequentei a Gruta de Capri com a assiduidade de um verdadeiro araribóia, amiúde fazendo a dobradinha filme na UFF e depois pizza. Às vezes show na UFF e depois aquela pizza, que nada tem de DOC, quase tão caseira quanto a que minha avó fazia com fermento Fleischmann para comermos com arroz nos aniversários.

A pizza era boa assim, pedíamos o molhinho da casa e ele vinha por fora, sem custo adicional.

Eu me mudei, a Gruta mudou, perdeu o ar de cantina do Bixiga para ganhar ares modernex, mas, graças, houveram por bem deixar o grande painel de azulejos na mesma parede onde tudo observa há 55 anos.

A história de sempre: nunca me preocupei em registrar o grande trabalho de 200 peças porque estava sempre ali, tão à mão. Verdade que eu não ligava tanto para azulejos assim.

Seguem registros da bela obra assinada por Angelo Toledano de certa M. Artes / Rio. Encanta pela linda combinação de azul com amarelo, lembrando que a gruta de verdade atende por Grotta Azzurra. Há certeiro realismo na representação dos barquinhos que só podem ser ocupados por, no máximo, três pessoas. E há atmosfera onírica de grande beleza na representação das estalactites e estalagmites e, sobretudo, da luz.

Camila viu aqui alguma semelhança com a obra pictórica de Blake. Fiquei com vontade de dizer que ela anda lendo o poeta demais. E concordei.








3 comments:

Ivo Korytowski said...

Beleza, eu ia nessa gruta de Capri no início dos anos 1970, eu era universitário no Largo de São Francisco e tinha um professor amigo meu que morava em cima do Cinema Icaraí, às vezes jantávamos na Gruta, eu não tinha dinheiro, ele pagava... Velhos tempos, não sabia que ainda existia.

Lmarcello said...

Essa semana que passou tomei conhecimento do encerramento das atividades da Gruta de Capri naquele endereço. Fiquei entristecido pois para mim, assim como vc e muitos outros aquele era um lugar de memória na saudosa imagem de Icaraí e Niterói de outros tempos.
Rapidamente me ocorreu: E o belo Painel de Azulejos da Gruta? que fim terá tomado? O restaurante mudou, voltou seu foco para o Delivery [alguns dizem que não é o mesmo grupo de sócios, só utilizam o branding] em outro endereço. Enfim, me preocupa o destino do painel enquanto patrimônio artístico cultural.
Pesquisando agora, achei tua postagem. Peço, por gentileza, a possibilidade de utilizar mais tuas fotos para mobilizar a comunidade local para possibilitar uma ação visando a preservação daquele acervo. Soube por um vizinho do local [não vivo mais em Niterói a mais de 15 anos!] que a loja está para alugar e que o painel ainda se encontra lá dentro.
Convido-o a participar dessa mobilização e, quem sabe, resgatarmos tal obra de arte.
A propósito, alguma informação sobre o artista Angelo Toledano? Consegui muito pouco sobre ele.
Att: Marcello Ribeiro

Evandro said...

Olá, Marcello Ribeiro. Bem, antes de mais nada: estou chocado. E triste. Por favor, me procure pelo Messenger para trocarmos. Sou Evandro von Sydow