Thursday, January 28, 2016

O Livro de Perguntas-Limeriques

Isidro Ferrer


Mencionei recente o Livro de Perguntas do Neruda neste post aqui. Poi zé. Este livro lindo, cuja primeira edição, póstuma, se deu na Argentina em 1974, já que aos gorilas assassinos chilenos não interessavam as perguntas do Pablo, teve já suas respostas.

Uma delas consistiu em concurso entre crianças chilenas :: aquela que desse a melhor resposta ganhava uma visita à Sebastiana (aqui), casa do Neruda em Valparaíso. Outra resposta veio do poeta potiguar Diógenes da Cunha Lima, que escreveu todo um Livro das Respostas. Em outra ainda, Isidro Ferrer fez belas colagens, em que mistura o poeta palavras fantasia.

Eu gostei dessas ideias todas, ainda que, ao menos no caso dos chicos, ache mais interessante que elas formulem novas perguntas em vez de tentar respondê-las.

Pensei outra coisa: no caso das perguntas formuladas em um verso apenas (e que são a minoria no livro), usá-las como mote para um limerique. Em outras palavras, escrever um limerique usando a pergunta como primeiro verso.

As perguntas do Livro de Neruda são todas em octossílabos, que julguei necessário manter. Os versos interiores, necessariamente mais curtos, são redondilhas menores, o que para mim é grande dificuldade.

O metro desses limerique, portanto, são diferentes dos Limeriques para o Dante (decassílabos e redondilhas maiores). O esquema de rimas, claro, é que não pode ser alterado jamais, sob pena de grande consternação celestial. Estas devem ser AABBA.

Mas para que tanto blablablá. Limerique é coisa leve. Seguem os primeiros.


Quantas igrejas tem o ceú?
Perguntei ao Seu Manuel
Ele mora lá
Mas não vai contar
Quantas igrejas tem o céu.

Quantas perguntas tem um gato?
Indaguei à Isolda no ato
Que para mim olhou
E fundo suspirou:
Aff Maria, que cara chato!...

Todos os setes são iguais?
Perguntou-me o velho rapaz
Quem isso sabia
Acho que era a Lia
Mas agora não sabe mais.

Quem nunca viu o aloé?
Queria saber Primo Zé
Olha, meu amigo,
Se fosse comigo
Eu ia tocar oboé.

Quantas abelhas tem o dia?
Perguntou-me Dona Maria
Como é abelhuda
Magra e pescoçuda
A curiosa Dona Maria.


"Aff Maria!...."

No comments: