Monday, October 19, 2015

Sebo Al-Fárábi e Primeiras Edições



O lançamento de O Meu Lugar, da Editora Mórula, na tarde do sábado passado, foi meio no meio da rua e meio na livraria Al-Fárábi, sobre a qual já escrevi aqui e que não canso de louvar. E não é só porque lá também fiz meus dois lançamentos mais recentes (evitando a palavra 'últimos', aqui e aqui), mas é porque lá, entendam, deixa eu explicar, você vai num lançamento que já é o que já é (segundo o próprio Simas, organizador da obra, o ápice dos festejos dos 450 anos), podendo tomar cervejas artesanais e que tais e ainda por cima sai de lá não com uma ou duas, mas com sete primeiras edições da literatura brasileira dos anos 60 e 70!

A minha paixão por livros é como a que Agualusa descreve em Um Estranho em Goa: rivaliza com a que temos os homens por belas pernas, sem que aquela diminua esta, se é que ficou claro. Uma amiga que viu a pilha de livros disse que eu teria que me desfazer de alguns ao longo da vida para manter a casa razoavelmente arrumada. Não. Prefiro fazer como Plínio Doyle: deixo a casa para eles e me instalo na quitinete mais próxima.

Os livros: três do Dalton Trevisan :: Cemitério de Elefantes (1964), Morte na Praça (1964) O Vampiro de Curitiba (1965). O Cemitério e o Vampiro são da Civilização Brasileira, com aquelas capas não-plastificadas lindas mas que me enchem de preocupação (como os Campos de Carvalho sobre quem escrevi aqui). A Morte na Praça é da Editora do Autor, aquela fundada por ninguéns menos que Fernando Sabino e Rubem Braga. Esta editora, seis anos depois, virou a Sabiá, por quem saiu o também comprado nesta leva Hora do Recreio do Paulo Mendes Campos. Vieram também As Pompas do Mundo (Rocco, 1975) do genial e esquecido Otto Lara Resende, Lúcia McCartney (Olivé Editor, 1967), do Rubem Fonseca, e Rua dos Artistas e Arredores (Codecri, 1978), do Aldir Blanc, que escreveu sobre a Vila no livro da Mórula. Last but not least, Cortázar de 73 e a biografia do Bashô por Leminski.

E há quem diga que não há Deus.






No comments: