Saturday, August 15, 2015

Botequins de Benfica (para ficar bem na foto)

Fica Bem


Agora que o CADEG caiu no gosto do carioca, aula magna / maligna, história viva da gentrificação, agora que o sujeito que faz carreto já quase não consegue tomar sua cerveja por lá, lembremos que o bairro tradicional reduto lusitano guarda botequins verdadeiras relíquias.

Velho conhecido Adonis. Com a grana que entrou, ampliou e tal, mas conserva-se dignamente. Lembro-me do tempo em que se podia espetar um palito na espuma do chopp que ele levava mais de um minuto para pensar a começar a submergir. De pé.

O Fica Bem é daqueles guardados em formol. Já fui mais de uma vez, já passei de carro outras tantas, sempre temeroso de que tenha sumido ou reformado. Uma das fotos, bastante ruim, é de 2011, e traz ainda a senhorinha galega que era a dona. Jamais esquecerei da conversa que tivemos sobre o Dante.

O Primavera parece que fechou. Também quem aguenta tocar boteco sozinha abaixando a cabeça para não levar tiro. Jamais esquecerei também de quando lá estive, ela baixava as portas, eu supliquei-lhe que me recebesse. Fiz as fotos, conversamos, paguei em dobro.

O Jaraguá conheci anteontem. Que bela Nossa Senhora de Fátima dentro da estrela vazada.

Adonis





Fica Bem





Jaraguá



Primavera


buracos de bala



1 comment:

Ivo Korytowski said...

Adônis é um clássico! A festa das concertinas na Cadeg aos sábados é um desses patrimônios imateriais de que nós, cariocas, podemos nos orgulhar. Salve Benfica!