Thursday, July 16, 2015

Um Soco no Ouvido Outro nos Olhos :::: T2



A pergunta a ser feita: será que Keith Cross, Peter Dunton e Bernard Jinks, isto é, o T2,  power trio britânico que lançou um único álbum em 1970, pensavam em fazer algo de grandioso? Será que ao colocar em "No More White Horses", a faixa que encerra o Lado A de It'll All Work Out In Boomland, uma introdução maravilhosa, com um já maravilhoso solo de guitarra e, pior, terminada esta, quando tudo o que poderia vir era o vocal, estendê-la um pouco mais com uma explosão de metais em 2:20 -- será que com isso tinham a pretensão de estar criando algo que atravessasse incólume a prova cruel do tempo, chegando até nós, passados 45 anos, com a energia e o frescor próprios das obras-primas?

Se tinham essa pretensão, conseguiram.

"No More White Horses" é a cereja do bolo. Nesta mesma canção, ainda, o fantasmagórico piano (elétrico?) em 5:47 para uma nova entrada dos metais, e o belo vocal do baterista a tratar da solidão e da alienação na ressaca do the dream is over de 1970: "Someone is sitting there / Someone who doesn't care /  Someone who only stares / No one is on your side / You've got nowhere to hide / There's no white horse to ride away."

Em termos de duração, agora experienciada sem a pausa da mudança de lado da bolacha, estamos bem no meio de um álbum aberto magnificamente com "In Circles" (o trabalho da percussão e do baixo) e fechado com a épica "Morning", em seus módicos 21 minutos. 

Um soco no ouvido e outro nos olhos. Façam uma audição às cegas e digam quem é Hendrix, quem é Clapton, quem é Keith Cross. Uma obra-prima de fio a pavio. 


1 comment:

Ivo Korytowski said...

Magnífico solo de guitarra, magnífica introdução. O rock progressivo era para ter sido o auge do rock, o melhor que o rock tinha a oferecer, para se perpetuar pela posteridade... mas não foi nada disso, hoje mal se ouve. Alguém ainda ouve Emerson, Lake & Palmer e Pink Floyd e Jethro Tull & Genesis & Iron Butterfly?