Sunday, May 03, 2015

Cogumelos com Ovos, Pintxo Basco




Quando rodou o mundo em busca do prato perfeito, fosse algo novo fosse algo já comido há anos como as ostras que lhe causaram a epifania e o desejo de se tornar chef, Anthony Bourdain parou, entre o Vietnã e a Rússia, no País Basco. Inevitável.

Embora tenha experimentado também a cozinha de Juan Mari Arzak, Bourdain mergulha no mundo da tradicional cozinha basca como o das confrarias exclusivamente masculinas (seu relato entre os cozinheiros cantores nacionalistas é divertidíssimo) e o das tapas, em euskera chamados de pintxos. Dentre os muito comidos, o de cogumelos com ovo::


Pouco depois me entregaram uma pungente porção de cogumelos variados, muito quentes, marrons, dourados, negros, amarelos, com uma única gema de ovo crua em cima. Depois de um brinde, meti o garfo naquilo, misturando a gema com os funghi e comi. Única descrição possível: já podia morrer.

Animados com o relato, tratamos de fazer algo do tipo, com cogumelos Paris frescos mas nada de gemas cruas. Acrescentamos torradas e assim celebramos o Dia do Trabalhador. Resultado muito bom, mas nada de morrer que hoje o Vasco joga.

Acompanhamento musical:  Ametsaren Bidea (1978), do Errobi, conforme descrevi aqui.




PS: Vasco / Basco, entenderam? Plé.

No comments: