Friday, May 01, 2015

As Moquecas Capixabas, pequeno tour

Pirão


Postei fotos de Vitória e Vila Velha (aqui), escrevi acerca das panelas e paneleiras de Goiabeiras (aqui). Faltava a moqueca capixaba.

Tida como verdadeiro patrimônio cultual-gastronômico do Espírito Santo, a famosa moqueca capixaba, sem leite de coco e sem dendê, já recebeu da revista Gula o epíteto algo assim como a mais brasileira das comidas. Aquela história :: dadas latitudes e longitudes, do Oiapoque ao Chuí, não é pouco. Loucos por moquecas, não poderíamos fazer outra coisa em nossa curta estadia em Vitória senão comer moqueca todos os dias. Aliás, já se acorda pensando onde será a moqueca de hoje. Pois bem.

As moquecas são de fato deliciosas. Para meu paladar indiano, no entanto, só "batem" (gíria da comunidade cannabis, à qual não pertenço) depois de acertado o tempero, isto é, sal e pimenta caseira. Não são baratas e, para piorar, tampouco fartas. Uma moqueca para um pode deixar um homem com fome. Uma moqueca para dois pode alimentar um casal, mas dificilmente dois varões, principalmente porque estes já enxugaram algumas cervejas. Salvo quando o assunto é pênis, nunca centímetros aqui fizeram tanta diferença. Do camarão pequeno para o camarão médio para o camarão VG a diferença monetária quase chega aos dois dígitos.

Mas, no mais, quem converte não se diverte e quem fica medindo demais e contando preço dos ingredientes, tampouco. Vista o avental que vale como experiência e como prazer. Só não digo pantagruélico porque, como disse, as porções não são lá essas coisas de fartura.

Fomos ao Pirão, ao Papaguth e ao São Pedro. A gerente do São Pedro é irmã do Pirão, o que só prova que a moqueca capixaba é tradição familiar e que esses aí aprenderam muito bem. Ambos são espaços mais despojados, sendo que o São Pedro conserva geladeiras de madeira que são verdadeiras relíquias. Igual, nem no Bar Brasil. O Papaguth é mais descolado, é da Boa Lembrança, e a moqueca estava tão boa quanto.

Pirão (e as 3 seguintes)




Papaguth

São Pedro (até o final)



No comments: