Friday, February 06, 2015

Crônicas Romenas II :: Os Ciganos da Romênia

Ionut e o pão pronto para assar. Viscri, 2015


No segundo semestre do ano passado, tendo já no horizonte a viagem para a Romênia, passei a seguir no Instagram uma moça que publicava fotos de Bucareste, o que me interessava. Publicava também muitas fotos ruins de seus gatos, mas enfim. Cheguei mesmo a interagir com ela em dois momentos : perguntando sobre uma igreja em Bucareste e depois acerca de um possível legado do poeta Celan na Romênia de hoje. Em ambos os casos, ela respondeu mui solicitamente.

Quando estava na Romênia e publiquei algumas fotos do país no Instagram, achei que deveria marcá-la. Das cinco fotos, curtiu duas. Na foto dos ciganos de Viscri, obviamente não curtida e na qual eu pusera #romania, comentou : "Please do not identify Romanians with Romani, it's quite a faux pas."

Lembro aqui que Romani (ou Roma) é a denominação dada aos ciganos na Europa. O recado da moça do Instagram (que atende por 'ainehsodod', não sigam) foi claro: 'Nós romenos não temos nada a ver com essa gente'.

Para além de sua ignorância revelada no preconceito, percebe-se também a ignorância da leitura, de vez que o hashtag fora "Romania" e não "Romanians"! De qualquer modo, mesmo se ela tivesse alertado para isso, não creio sua resposta houvesse sido diferente 'Romênia ou romenos, tanto faz, não temos nada a ver com essa gente'.

O desfecho do caso? Respondi-lhe simplesmente: "Not a faux pas to me." E ela me exclui dos seus contatos.

Via Instagram recebo lição da absurda estigmatização sofrida ainda hoje pelos ciganos na Romênia.

No Brasil, onde há mais ciganos em números absolutos que na Romênia (!), a estigmatização também existe, porém diferente devido a fatores históricos. E há coisas sendo feitas por aqui.

No comments: