Saturday, December 06, 2014

Shaping the Curve ::: Michael Nyman ao Vivo


Conforme eu já antecipara aqui, tive recentemente a oportunidade de ouvir uma peça de Michael Nyman ao vivo, no caso "Shaping the Curve" pelo Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo acompanhado do saxofonista francês Clément Himbert. Trata-se de peça pouco conhecida, antiga (1990) e pequena (11') que serviu como estudo para a mais famosa "Where the Bee Dances".

Foi a última apresentação do ano do Quarteto na Sala do Conservatório e a de programa mais ousado e, ainda que trocassem a Fantasia de Britten pela do Villa, tocar em uma noite Szymanowski e Nyman é já notável e louvável. Outras apresentações ao longo do ano desvelam o desejo de tocar música de câmera brasileira para além de Villa-Lobos (Santoro, Gnatalli, Guarnieri, Sérgio Assad, Nepomuceno, Almeida Prado, Henrique Oswald, Osvaldo Lacerda) somado a outros compositores menos usais como André Caplet, Leo Brower, Carlos Gustavino e Ginastera. O repertório foi, portanto, o ponto alto da noite.

Quanto à performnace em si, faltaram verve e intimidade na poderosa peça do Szymanovski, que soou como se em mono. O Nyman estava muito bom mas Himbert comeu algumas notas. A violinista Elisabeth Perry já comentara que a música de Nyman demanda enorme esforço físico do violino (para dúvidas ouvir "Angelfish Decay"), e parece que o mesmo se aplica ao saxofone soprano.

O ruim ficou por conta das brincadeiras e piadas, forçadíssimas, do violista Marcelo Jaffé, que já seriam indesculpáveis em concerto didático para o Ensino Fundamental. Percebe-se a intenção de aproximação do público, a velha desculpa de quebrar a sisudez do ouvinte de música erudita etc mas o aprendiz de Jô Soares deveria saber que um sujeito que vai a uma sala de concertos e paga para ouvir um quarteto de cordas tocar peças modernas e contemporâneas é diferente daquele que vai ouvir As Quatro Estações num domingo de manhã na Quinta da Boa Vista ou Ibirapuera. E espero não vejam postura elitista aqui, porque não há.

No comments: