Saturday, October 11, 2014

Read the Ball & Kick that Verse ::: Homenagem a Robin Williams


Larissa


Mais de um me parou na rampa para lamentar que Mr. Keating had died quando sabiam muito bem que apenas Robin Williams had died, ninguém ali estava realmente confundindo ator com personagem.

Dizer apenas pode soar cruel e sarcástico, o que passaria longe de minhas intenções aqui. Meu sincero pesar pelo passamento do ser humano que perdemos, ainda mais nas circunstâncias. Se digo apenas é tão-só porque, sim, nós de carne e osso e líquidos um dia ficamos frios e morremos, vamos adubar narcisos, ao passo que os personagens, de papel ou celuloide, (re)vivem sempre que abrimos o livro ou damos o play.

Tenho por hábito fechar o módulo de Poesia, iniciado com Dead Poets Society, com atividade singela, descaradamente inspirada pelo Mr. Keating. Read the ball and kick that verse consiste, como no filme, nos alunos lendo / recitando a plenos pulmões um verso para em seguida chutar uma bola de futebol com vontade. Para criar um efeito, levo-lhes camisas da minha coleção, e nada de times cariocas ou brasileiros conhecidos, e sim seleções como Malta, Tunísia e Índia. Do Brasil vale São Cristóvão e Nova Russas.

Os versos são escolhidos com antecedência. São aqueles lidos no filme e outros já selecionados. Por amor de coesão, coerência e unidade, todos do Walt Whitman, Uncle Walt, que é ele poeta para ser declamado a plenos pulmões, a ser recitado em cima das mesas. E a ser lido na aula de inglês, de preferência numa quadra de futebol.

Selecionei fotos de diversos anos, com ênfase no movimento. Nada de ciumeira aqui.

PS: E não pode faltar o Beethoven.



Mariana

Igor

Gabriel

Júlia

Maria Clara

Ronaldinho

Camila

Marina, Clinton, Sonia, Marina, Isabela

Jorge

Julia

Fred

Beatriz

Helena

Larissa

No comments: