Friday, December 06, 2013

Obra Máxima do The Who ::: Quadrophenia faz 40 Anos

Meus Quadrophenias


Sabe a marca CCE? Comigo foi assim com o Quadrophenia: comecei comprando errado. Em setembro de 1980 eu pirralho compro a trilha-sonora nas Lojas Americanas e por anos achei que aquele era o verdadeiro Quadrophenia. Eu tinha apenas 12 anos, relevem, e não existia internet.

Ouvi tanto as duas bolachas (sim , a trilha também era dupla) que o acetato gastou, furou, virou peneira, mas com o tempo, como nossos tímpanos, se recompôs.

Eu já era beatlemaníaco há quatro anos, mas ao contrário dos idiotas que insistem em Beatles X The Who e outras, identifiquei-me com o Pete desde o início, inda mais por ser ele feio e narigudo. Eu não era coisa ou outra, mas achei que pertencia à tribo mod, isso no São José de 1980.

Então :: o Quadrophenia, um dos mais estupendos discos de rock, completa 40 anos e não saiu nenhum selo comemorativo? Tá, des(a)tino de disco mod. Vive à sombra do Tommy, caçula que virou filme (chato) e até musical. Quadrophenia também virou filme, ótimo.

Se comecei comprando errado, lucrei. Se tivesse comprado o álbum de estúdio de 1973, dificilmente teria me animado para comprar a trilha, assim perdendo takes diferentes das músicas clássicas e, principalmente, três inéditas geniais: "Get out and Stay out', "Four Faces" e "Joker James", as duas primeiras com vocais do Pete.

Aliás, é de todo incompreensível que "Four Faces" tenha ficado de fora do álbum da ópera-rock de 1973 :: ela não é apenas genial, ela sintetiza o que é a quadrophenia, este estado avançado de esquizofrenia.


No comments: