Monday, December 09, 2013

Capela de N. S. da Conceição - Grajaú

A pequenina capela de Nossa Senhora da Conceição na Rua Grajaú, erigida em 1914, é o marco inicial oficial do bairro. Pertencia à casa de número 11 da rua e é um dos pouquíssimos remanescentes arquitetônicos do Grajaú dos primeiros decênios do século XX.

Ainda hoje é propriedade particular, abrindo apenas no dia da padroeira. Para um monumento histórico, isto é extremamente prejudicial. Com o uso constante, conserta-se em tempo um quebrado aqui, tapa-se uma goteira ali, detectam-se cupins vorazes acolá.

Há hoje um movimento para que a capela seja ou anexada à diocese local ou tombada.

Acho que ela poderia ser anexada e tombada. 

Em conto que escrevi há muitos anos, retratei-a como que feita de areia molhada que o vento mal endurece. Exagerei, nos meus direitos. Ela é de um belo neogótico. Gosto imenso do seu altar em estuque e sua grande (para uma capelinha) porta ogival. Aquilo é madeira boa que cupim não rói.

Mas cupim aqui é pinto. O que assusta é a sanha de JM, PDG, Gafisa e a hedionda Cyrella.

Tombamento já!











9 comments:

Bruna Cupello said...

Lindas fotos.
Quisera ser mais uma igrejinha da diocese! Mais um cantinho agradavel para se rezar...
De acordo!

nataliaalima said...

Lindas fotos!!! Parabéns!!! Muito bom seria se a Capela passe para a Arquidiocese, precisa de restauração urgente. Só um comentário, segundo os escritos do professor Ferreira, a capela foi inaugurada em 1918, depois da casa do Tricárico, em 1914. Continuamos na luta pela preservação!!!

Anonymous said...

Como faço para me casar ai?

A VIDA NUMA GOA said...

Quem és, Anônimo(a)?

Anonymous said...

Moradora do Grajaú

Anonymous said...

Na verdade não seria para mim seria minha irma que quer fazer os votos de 20 anos não necessariamente precisava ser uma serimonia ate pq seria só para os familiares mais próximos e ela sempreeeee quis fazer ali isso a 20 anos amamos aquela igrejinha como podemos fazer para entrar em contato ???? Por favor nos ajude como poderia falar com vc sem que seja por aqui. Ate por que o marido dela não sabe saberá só no dia é uma surpresa

Anonymous said...

Na verdade não seria para mim seria minha irma que quer fazer os votos de 20 anos não necessariamente precisava ser uma serimonia ate pq seria só para os familiares mais próximos e ela sempreeeee quis fazer ali isso a 20 anos amamos aquela igrejinha como podemos fazer para entrar em contato ???? Por favor nos ajude como poderia falar com vc sem que seja por aqui. Ate por que o marido dela não sabe saberá só no dia é uma surpresa

A VIDA NUMA GOA said...

Olá, Anônima. Eu não tenho conhecimentos com ninguém da capela, que é particular. Procure por informações na associação de moradores ou mesmo na igreja do perpétuo socorro. Boa sorte!

Hercules Quintanilha said...

Que maravilha! Com mais de cem anos e sendo um dos últimos testemunhos da urbanização da bairro, tombamento já!