Saturday, November 23, 2013

Cortiços III


Depois de algum tempo (aqui e aqui), volto aos cortiços desta Muy Leal. O cortiço a que fiz referência no primeiro post, espaço simbólico da minha infância, está virando edifício de luxo. Ou seja, nem os cortiços escapam à sanha.

Os de São Cristóvão ficam na Rua Ceará. Em suas entranhas tantas vidas. Como eu literarizo tudo, impossível deixar passar que, quando morou em cortiço da Rua do Lavradio, Lima Barreto era amigo de um cearense ("Dava-me com um rapaz do Ceará, meu colega de curso, de nome Chagas, vadio que nem ele, mesmo estroina e desregrado").

E como eu literarizo tudo, impossível não pensar nas vidas que arfam nesses prédios que mal se sustestam de pé, como duas velhas bêbadas, no João Romão, na Bertoleza, na Rita Baiana, no Capoeira Firmo.

E atentem para o tamanho descomunal das portas.


Glória

Santa Teresa

São Cristóvão

São Cristóvão

No comments: