Friday, November 08, 2013

A Face de Deus




Meus conhecimentos teológicos têm a profundidade de um pires, quase todos aprendidos menos nos anos passados no S. José do que na mania de visitar igreja velha.

Em recente visita a Santos vi a face de Deus e, até onde sei, isso não é muito comum, é? O próprio velho barbudo em carne e osso. Lembro-me de ter visto, muitos anos, em uma capelinha em Tiradentes, a Capela do Bom Jesus, o Espírito Santo e o Padre Eterno na pintura do forro do despojado interior. Parece que em outra capela há imagem dele.

Na Igreja  de Santo Antônio do Valongo, de resto já excepcional por ter paredes revestidas com azulejos portugueses salpicados de espelhinhos (!!), Deus está no altar (hum, quite appropriate, rite?), amparando filho e espírito.

Deus é de fato barbudo. Ao contrário da imagem de Tiradentes, não veste mitra. Tem olhos tristes como os de boi na chuva.

Não tive medo de encará-lo. Não lhe pedi nada. Apenas segui vagaroso, de mãos pensas.

1 comment:

Evandro de Martini said...

Vi algumas faces de Deus lá na França, a de que eu mais lembro é a da cúpula da Basilique du Sacré-Coeur de Montmartre em Paris, tem o filho na frente (em uma posição abençoando com os braços abertos que estava na moda no fim do XIX e começo do XX, e não por acaso lembra o nosso Cristo do Corcovado), e, meio escondidos no alto da cúpula, o espírito santo e o pai...
http://www.bibleetnombres.online.fr/album46/basilique_Sacre-coeur_Paris.jpg

Abraços, Evandro!