Friday, April 13, 2012

Modi Maudit


Quem já veio aqui em casa sabe: logo no hall de entrada, um Modiglinai, La fillette en bleu, porventura o mais belo de todos, visto em exposição no Musée du Luxembourg em dezembro de 2002.

Nascia ali minha paixão pelo italiano atormentado, paixão em verdade mais por sua obra que pelo que a emoldura, o maudit.

A exposição no Rio é ótima mas, estando na periferia, não recebe a crème de la crème. As esculturas, em que mais se percebe a influência da arte africana (e, claro, de Brancusi) são estupendas. Mas réplicas. Se me interessa a aura da obra de arte única, irreprodutível? Claro.

Mas há pelo menos uma tela excepcional, um daqueles nus maravilhosos proibidos pelos filisteus da época. Perpassa toda a exposição uma intenção didática também louvável.

A tela na exposição aqui do Rio. A foto é clandestina, proibida. Se quiserem, como eu, burlar a lei e os vigilantes, não usem flash. Não tanto pela lei e vigilantes, mas pelo quadro.


La fillette:



PS: Pois então. Quando conheci La fillette, fiquei de tal modo encantado que dizia que assim queria a minha filha, Laura.
Não veio a Laura, veio o Dante.
Que é mais bonito que todas as telas do Modigliani.

No comments: