Saturday, October 08, 2011

Viva o Rock Progressivo Sueco!



A brincadeirinha que fiz com o Eric deu ensejo a que ele listasse suas dez bandas suecas favoritas. Só para provocar, deixou o Blåkulla de fora, embora reconhecesse seus méritos. Tudo que posso fazer é cumprir minha ameaça de ficar os cinco dias sem palrar com ele.

E aí fiquei com vontades de fazer a minha lista! Como forma também de homenagear o país do poeta que acaba de ganhar o Nobel de Literatura, Tomas Tranströmer.

De pronto vi que era impossível selecionar apenas dez bandas de uma cena progressiva tão rica. Daí, dividi: anos 70 e anos 90 e 00. E ainda ficou coisa boa de fora...

TOP 10 PROG SUECO ANOS 70 (ordem alfabética):

BLÅKULLA
DICE
FLÄSKET BRINNER
KAIPA
KEBNEKAJSE
KULTIVATOR
MR. BROWN
TRETIOÅRIGA KRIGET
TURID
ÄLGARNAS TRÄDGÅRD


TOP 10 PROG SUECO ANOS 90 e 00 (ordem alfabética):

ANEKDOTEN
BRIGHTEYE BRISON
FIRST BAND FROM OUTER SPACE
FLOWER KINGS
GÖSTA BERLINGS SAGA
LIQUID SCARLET
MOON SAFARI
RITUAL
ZELLO
ÄNGLAGÅRD


Se tiverem, postem suas listas aqui nos comments. Tenho a ligeira impressão que blog é um pouco menos efêmero que rede social...

5 comments:

Débora said...

Recomendo Mando Diao, é uma banda sueca!

Anonymous said...

Um disco excelente é o da banda Grace chamado Blind, lançado em 1981 pela Manifest.
Muito difícil de achar.
Fox

Anonymous said...

velho, seu blog é muito louco

Unknown said...

Cadê o zamla?

Evandro said...

Pois é, Desconhecido aí de cima, conheço o ZAMLA, tenho, curto... é que escolhi apenas 10.... Mas está aqui na minha coleção!