Friday, June 24, 2011

Aqui Nasceu o Vasco




Tenho duas explicações para a certa controvérsia existente quanto ao local em que se realizou a reunião que deu origem ao C. R. Vasco da Gama.



A primeira é a comezinha, clichê, inda que válida: este é um país de pouca memória, pouco estudo, que não se importa com seu passado e se lixa quando prédios históricos dão lugar a shopping centers. Assim, embora a fundação do Vasco tenha acontecido em 1898, isto é, historicamente um fato não tão passado assim, não se pode afirmar com precisão se esta reunião se deu aqui ou ali porque este é um país sem memória.




A segunda é que a fundação do Clube de Regatas Vasco da Gama pertence à categoria dos mitos, não tendo, portanto, tempo definido. Illo tempore, divide com acontecimentos como o aparecimento da lua, o surgimento de uma montanha, sua existência para além do tempo definido por historiadores, meros mortais.




Assim é que três fontes confiáveis apontam três locais diferentes para a reunião de Henrique Ferreira Monteiro, Luís Antônio Rodrigues, José Alexandre d'Avelar Rodrigues e Manuel Teixeira de Souza Júnior, quatro jovens que, cansados de cruzar a baía para participar de regatas no Club de Regatas Gragoatá, em Niterói (pertinho aqui de casa), decidem, em assembleia realizada no dia 21 de agosto de 1898, na sede da Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, fundar o Clube de Regatas Vasco da Gama.




O Livro do Centenário, a princípio a fonte mais confiável, não precisa onde se deu tal reunião, mas garante que a sede foi instalada num sobrado da Rua da Saúde (atual Sacadura Cabral)











Segundo Gamboa, livro não dedicado a esporte, porém escrito pelo Alexei Bueno, poeta e grande entendedor de história e patrimônio que não costuma errar, a fundação do Vasco se deu na Rua Sacadura Cabral, "antigo número 295". Não entendo o que ele quis dizer com "antigo número" e não vi maneiras de encontrar a atual correspondência deste número com os de hoje. A Sacadura Cabral é que teve outros nomes, bem mais interessantes que o atual, como Rua da Saúde, de São Francisco da Prainha e Praia do Valongo. Curioso é que, se o atual 295 é uma casa térrea, antiga, pouco expressiva, a construção ao lado, de número 297, é um sobradão antigo, ostentando em sua fachada a data de... 1898, exatamente o ano da fundação do Vasco. A foto abaixo é de lá.




Parece-me que ambos os livros confundem o local da primeira reunião com o local da primeira sede, esta sim situada no trecho da Rua Sacadura Cabral que já foi conhecido por Largo da Imperatriz e hoje atende por Praça dos Estivadores. A segunda e terceira fotos deste post são de lá.





O livro de Aldir Blanc, A Cruz do Bacalhau, disponível online aqui, demora-se um pouco neste assunto e é um pouco ambíguo ao afirmar, no corpo do texto, que o ato de fundação deu-se num imóvel situado na Rua da Saúde, 293 (antigo nome da Sacadura Cabral), mas, em nota de rodapé, citando uma publicação oficial do clube de 1983, fecha com a Rua do Propósito, 12, onde funcionava a Sociedade Dramática Filhos de Talma, desde 1897.



O problema é que uma simples visita à Rua do Propósito nos mostra que a sede do Clube Talma, atualmente em restauração, não fica no número 12, mas no 18. Não tem como errar. O atual número 18 possui visivelmente um aspecto de sede de clube, portando inclusive mastros em sua fachada.










Este post do flickr, por exemplo, ainda que otimimamente intencionado, reproduz foto do atual número 12, não percebendo que a sede do clube, prédio aliás bem mais bonito e bem conservado, fica a poucos passos adiante.




Bem, espero ter contribuído um pouco para esclarecer fato tão importante não só para a história do Vasco, como também para história de nossa cidade e de nosso país.


Lembremos que o bairro da Saúde (ou Gamboa, as fronteiras são sutis e por vezes excrescentes) situava-se no coração da cidade antiga do Rio de Janeiro. Ao contrário dos outros clubes, fundados na Zona Sul da cidade, o Vasco, primeiro clube brasileiro de raízes realmente populares, nasceu popular e continuou sendo ao transferir-se definitivamente para São Cristóvão.



3 comments:

Stephanye said...

Muito lindo! Adorei conhecer um pouco mais sobre a história do nosso time campeão :)
As fotos também ficaram lindas!

SÉRGIO MONTE said...

Amigo, vc pode ter certeza, o Vasco nasce na Rua do Propósito nº 20, antigo nº 12. SDP Filhos de Thalma...eu tenho a primeira Ata do Thalma.

A VIDA NUMA GOA said...

Sérgio, muito obrigado pelo comentário.

Acredito que tenha havido uma mudança na numeração ao longo dos anos.

Mas o prédio, creio, só pode ser este azul que fotografei! Pois lá é a sede do clube Filhos de Thalma...

Abraços.