Saturday, April 02, 2011

Serralherias

Se tem coisa para a qual ninguém liga é isto: serralheria. Até se vê aqui e ali alguém elogiando uma bela fachada, uma escultura, a talha de uma igreja, pinturas, mas... objetos ornamentais de ferro? Até hoje só vi uma pessoa apaixonada pelo assunto: Pedro Nava, este juiz-de-forano apaixonado pelo Rio de Janeiro.


Ao tema ele dedicou belos trechos dos seus dois últimos livros de memórias: Galo das Trevas e O Círio Perfeito. Em Galo das Trevas escreveu:

Um belo dia verifiquei que o Rio era a cidade mais rica das que eu conhecia em matéria de serralheria. Aprendi a admirá-las. [...]


No Círio:


"O gosto pelas serralherias do velho Rio nasceu no Egon destes seus itinerários de Santana. Foi um pouco sem intenção, mesmo sem querer é que ele foi se penetrando da beleza e da fantasia dos gradis e dos portões desta freguesia para deixar, depois, sua nova paixão se estender aos antigos ferros dos outras arrabaldes. Esquadrinhou bairros e bairros a procurá-los nas casas do fim do século passado e inícios do atual. Grades mais antigas existiam mas ainda sem desempenho no conjunto arquitetônico e a importância adquirida naquelas duas épocas. O princípio da ideia do Egon era apenas a de olhar e tirar desta contemplação um prazer pessoal e uma ocupação de transeunte de nossas ruas mais veneráveis. Mas depois ele viu a picareta demolindo impiedosamente as casas rendadas de ferro da sua Rio de Janeiro e sua substituição por módulos de cimento armado cuja beleza ainda não foi impregnada nem caprichada pelo tempo e pela morte. Então, por que não guardar? para os maníacos do futuro um pouco da lembrança de nossas grades, gradis, portões, beiras e ornatos metálicos."


Ao Nava dedico estas três fotos, tiradas, respectivamente, na Igreja da Ordem Primeira do Carmo, na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, e na Igreja de São Lourenço da Várzea. As duas primeiras são cariocas, e certamente conhecidas por Nava. A de São Lourenço é araribóia. Terá ele conhecido?



1 comment:

Eriquinha said...

quanta riqueza!