Sunday, March 06, 2011

Cortiços II



Ao contrário daquele do post anterior, construído, parece, para ser cortiço, este prédio, belíssimo, foi estação de trem, Estação Ferroviária Francisco Sá, inaugurada em 1922. Teve sua função usurpada com a inauguração da Leopoldina, apenas quatro anos depois. Vê-se que não é de hoje o desperdício com o dinheiro público. Não sei bem o que sucedeu ao prédio imediatamente depois. É certo que foi jogado na rua da amargura.

Hoje, entretanto, parece melhor conservado que a Leopoldina e situa-se mesmo em área mais amena, ainda que não do agrado de muitos: ao fim da Rua Ceará, rua de clubes de motoqueiros e de baixíssimo meretrício.

Curioso que, ao menos para mim, os cortiços, tão demonizados no passado, hoje parecem-me cheios de charme. Sei que parte disso se dá em função de sua arquitetura. O prédio está protegido por tombamento.

2 comments:

Eriquinha said...

Dificil encontrar arquitetura mais cheia de vida e de historia do que um cortico. Sempre fui curiosa, mas nunca me atrevi a entrar num (e olha que jah andei, mesmo sendo desencorajada pelos moradores), pelos corredores do Pedregulho!
Quem sabe nao vamos juntos, tirar uns retratos e ouvir umas estorias, quando estiver aih em ferias?
beijo!

۞ Potira ۞ said...

Evandro,

Tu sabes que eu admiro teus "achados"...

Lindas as fotos do Dante, belos textos e incríveis imagens dos cortiços.

=)