Tuesday, January 26, 2010

É do Peru! ou Kamachikuq Inkacha


Lembro-me bem de que há cerca de sete anos um ex-colega voltara de uma viagem ao Peru, aonde fora participar de um congresso. Quando indagado sobre a viagem, emplumava-se todo e gania: "Uma merda!". A única coisa de que gostara havia sido... um shopping center em Lima, onde comprara uma caixa de DVDs do Friends. Ir ao Peru para comprar Friends num shopping. Profundezas.

Com meu amigo Artur foi tudo um pouco diferente. Rejeitando excursões, como sempre faço, meteu-se em uma viagem pelo antigo território inca munido de planos que ciosamente esboçara e lá viveu dias intensos. Como foi só, fez o que se deve fazer quando se viaja desacompanhado: encharcou-se de pisco, caiu de boca no ceviche, andou e conversou muito, seja em Ica, em Águas Calientes, Cuzco e, claro, Machu Pichu e Nazca. Ainda fez longas caminhadas por Miraflores, mítico bairro do Vargas Llosa.

De quebra, trouxe-me três regalos inestimáveis: uma garrafa de pisco Ocucaje, um copo da cerveja Cusqueña, todo ele jateado, e... um livrinho para a coleção do Dante: Kamachikuq Inkacha, ou seja, O Pequeno Príncipe em quéchua! ***Sigh***

4 comments:

Julia said...

Olhas os presentes aí de novo! ^^

Beijos, Evandro!

Julia said...

Olha*

Nêga said...

adoro! choro até hj com o filme...
(que já vi sei lá quantas vezes)
mas em quéchua! que presente curioso! espero que o Dante tbm seja curioso o suficiente para aprender esta lingua! =)
imagina! rs

Unknown said...

Realmente foi do Peru!

Muito melhor que um DVD de friends (Não que friends seja ruim) realmente poder vivenciar 10 dias em montanhas, deserto, praias, reservas e cidades peruanas foi bem legal. E como ja diria um amigo meu: "A mente que se abre a uma idéia, jamais volta ao seu tamanho original" rss. Abs!